28 fevereiro 2009

Como é que os seres digerem o alimento?


Todos os seres que obtém alimento por ingestão (captação de alimento não digerido) ao contrário dos que o fazem apenas por absorção (obtenção de alimento já digerido) necessitam de o simplificar através de processos digestivos. Esses processos digestivos ocorrem de forma diferenciada em função do grau de complexidade atingido pelo organismo e são conhecidos por:
A digestão intracelular ocorre no interior da célula, sendo frequente em organismos unicelulares (protozoários - protistas que fazem ingestão) ou em animais com um baixo grau de especialização celular, isto é, sem tubo digestivo (filo porifera - esponjas do mar) ou com um tubo digestivo incompleto, isto é apenas com um único orifício que funciona, em simultâneo, de boca e de anús ( filo cnidaria - hidras, corais, medusas e anémonas ou filo plateminta - planária) que, como tal, não lhes permite completar, fora das células, a digestão.
Na digestão intracelular o papel dos lisossomas é fundamental.
Estes organitos são um tipo especial de vesículas libertadas pelo aparelho de Golgi, cheias de enzimas digestivas (hidrolases) que ao fundirem-se com os vacúolos de endocitose, transformam-nos em vacúolos digestivos. No interior destes as hidrolases misturam-se com as partículas ingeridas, simplificando-as através de reacções de hidrólise, onde as macromoléculas são convertidas nos seus monómeros possibilitando a sua posterior absorção.
A digestão será apenas extracelular se ocorrer num tubo digestivo completo (com boca e anús) onde se vão processar todas as reacções, através de enzimas específicas, necessárias à degradação das macromoléculas ingeridas. O tubo digestivo do homem é um exemplo do mesmo.
É conveniente lembrar que apesar de ocorrerem seres que captam alimento por absorção (bactérias heterotróficas e fungos - microconsumidores) e outros por ingestão ( protozoários e animais - macroconsumidores), em última análise também as células destes últimos fazem absorção, após decorrida a digestão.
Para finalizar pode-se ainda colocar a seguinte questão: Será que os seres que apenas captam alimento (bactérias e fungos) por absorção nunca fazem digestão? Na realidade fazem! Mas é uma digestão extracorporal (fora do seu corpo) que ocorre através de enzimas que libertam para o exterior com a finalidade de simplificar o alimento e torná-lo de fácil absorção. Realmente, para obter alimento, estratégias não faltam!!

Sem comentários: