12 fevereiro 2009

Escherichia coli - Uma célula procariota

As células procariotas caracterizam-se pela sua simplicidade estrutural. Ao contrário das eucariotas, não possuem uma membrana a envolver o seu material genético, separando-o do citoplasma. Os seres vivos formados por estas células são sempre unicelulares, podendo, em vários casos, agrupar-se em colónias. Estes seres denominam-se procariontes, pertencem em exclusivo ao reino Monera e compreendem, principalmente, as bactérias, e algumas cianobactérias ou algas azuis. Devido à sua simplicidade estrutural e rapidez de multiplicação, a bactéria Escherichia coli é o ser procarionte mais bem estudado. Ela tem forma de bastonete, possuindo uma membrana plasmática semelhante à das células eucariotas. Por fora dessa membrana existe uma parede celular rígida, com 20nm de espessura, constituída por um complexo de proteínas e glicosaminoglicanas, cuja função é proteger a bactéria das acções mecânicas. No citoplasma da E.coli existem ribossomos ligados a moléculas de RNAm, constituindo polirribossomas.
O nucleóide é uma estrutura que possui dois ou mais cromossomas (DNA) idênticos circulares, presos a diferentes pontos da membrana plasmática. Podem ocorrer, também, filamentos de DNA mais pequenos designados plasmídeos.
As células procariontes não se dividem por mitose e os seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva à formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a divisão celular.
Em alguns casos, a membrana plasmática invagina-se, dando origem a estruturas denominadas mesossomos.
As cianobactérias (ou cianofíceas) que realizam fotossíntese (não é o caso da E.coli), possuem no seu citoplasma, algumas membranas, paralelas entre si, associadas a clorofila ou a outros pigmentos responsáveis pela captação de energia luminosa.
Diferente das células eucariotas, as procariotas não possuem um citoesqueleto (responsável pelo movimento e forma das células). A forma simples das células procariotas, que em geral é esférica ou em bastonete, é mantida pela parede celular, sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular. Algumas bactérias, como é o caso da E.coli, apresentam flagelos que lhes permitem a locomoção.
Bionet

1 comentário:

Ex disse...

Como este artigo é relativamente recente decidi comentá-lo.

Já há algum tempo que se deitou abaixo essa ideia de que só os eucariotas possuem citoesqueleto. Hoje em dia sabe-se que as bacterias possuem homologos da actina (MreB) e da tubulina (FtsZ), sendo o primeiro comprovadamente essencial para a forma celular (sem esta proteina bastonetes perdem a sua forma alongada e passam a ser redondos).

Isto é só um alerta para quem faz e ensina ciência (é indispensavel ler nesta área porque todos os dias se descobrem coisas novas)!

Atenciosamente,
Joana