12 fevereiro 2009

Protozoários - Quando uma só célula eucariota se assemelha a um animal!

Os protozoários são seres protistas formados por uma única célula. A sua estrutura celular é eucariota (as células apresentam núcleo e organitos individualizados) e são heterotróficos ( fazendo alguns ingestão-macroconsumidores e outros absorção-microconsumidores). Individualizam-se das algas que sendo também protistas e eucariontes, podem ser uni ou pluricelulares e apenas autotróficas (fazendo fotossíntese-produtoras) . Os protozoários podem viver como parasitas ou ter vida livre e habitar os mais variados tipos de ambiente. Como parasitas do homem e de outros seres vivos, podem causar muitas doenças. A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada. Algumas espécies podem reproduzir-se sexuadamente. Neste caso, o núcleo duplica e, a seguir, a célula estreita-se na parte central, dividindo-se, no final, em duas novas células. Os protozoários foram classificados segundo o tipo e a presença ou não de elementos especiais de locomoção. Dessa forma, os protozoários estão divididos em Flagelados, Rizópodes, Ciliados e Esporozoários.
Os flagelados apresentam um ou mais de um flagelo. Os flagelos são longos filamentos que este tipo de protozoário utiliza para se locomover, fazendo-os vibrar num líquido. Muitos flagelados tem vida livre, outros são parasitas e ocasionam doenças no homem. O Tripanossoma, a Leishmania e a Giardia são exemplos de flagelados parasitas. Protozoários flagelados do género Trichonympha vivem no intestino de cupins participando da digestão da celulose da madeira. Se o cupim não contasse com a "ajuda" do protozoário, ele não conseguiria aproveitar a celulose como alimento e morreria. Por outro lado o protozoário encontra bastante alimento no intestino do cupim. Essa relação entre duas espécies diferentes, em que há benefício para ambas as partes é chamada mutualismo.
Os rizópodes locomovem-se e captam as particulas alimentares com prolongamentos do citoplasma chamados pseudópodes (falsos pés), através de um processo de ingestão denominado fagocitose. As amibas são os principais representantes dos rizópodes. Algumas são parasitas e outras tem vida livre. Um grupo especial de rizópodes são os foraminíferos. Estes protozoários vivem na água salgada e estão protegidos por carapaças muito bonitas, ricas em cálcio e silício. Há milhões de anos existia grande quantidade desses seres no fundo dos mares. Os seus restos foram sofrendo transformações durante milhões de anos e contribuíram para a formação do petróleo. Actualmente, a descoberta das suas carapaças é muito importante, pois indica que pode haver petróleo no local. Há geólogos que procuram descobrir, na terra ou no mar, os locais onde se encontram carapaças fósseis desses protozoários.
Os ciliados apresentam pequenos filamentos em volta do corpo chamados cílios, com os quais se movimentam e capturam alimentos. Um exemplo desse grupo é o balantídeo, um parasita que vive habitualmente no organismo do porco. Outro exemplo de ciliado é a paramécia, que vive na água doce.
Os esporozoários são parasitas que não se locomovem. Um dos mais conhecidos é o plasmódio que provoca nos seres humanos a doença conhecida por malária.
Adaptado de YAHOO!Respostas

Sem comentários: