24 maio 2009

Sistema respiratório humano

No ser humano a respiração pulmonar (ou troca de substâncias gasosas - O2 e CO2 ), ocorre entre o ar e a corrente sanguínea, sendo feita pelo sistema respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos. Nos alvéolos pulmonares, o oxigénio (O2) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o dióxido de carbono (CO2) o abandona. Este intercâmbio de gases ocorre obedecendo às leis físicas da difusão.

NARIZ
O nariz é uma protuberância situada no centro da face. O ar entra nas vias respiratórias através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais, direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa nasal. Os pêlos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira, evitando que estas sejam inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfacto.

FARINGE E LARINGE
A faringe situa-se atrás das cavidades nasais e à frente às vértebras cervicais. funcionando como passagem de ar e alimento. A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. Situa-se na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais e tem três funções:
Actua como passagem do ar durante a respiração;
Produz som, ou seja, a voz ( fonação);
Impede que o alimento e objectos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como é o caso da traqueia).

TRAQUEIA

A traqueia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina bifurcando-se nos 2 brônquios principais e situa-se de forma mediana e anterior ao esófago.
A traqueia contém aproximadamente 20 anéis cartilagíneos é forrada por uma mucosa glandular e ciliada, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos.

BRÔNQUIOS, BRONQUÍOLOS E ALVÉOLOS








Inferiormente a traqueia bifurca-se, dando origem aos 2 brônquios principais: direito e esquerdo que fazem a ligação da traqueia aos pulmões.
Os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos. As paredes dos bronquíolos contêm músculos lisos e não possuem cartilagem. Os bronquíolos continuam a ramificar-se, dando origem a minúsculos túbulos denominados ductos alveolares. Estes ductos terminam em estruturas microscópicas com forma de uva chamados alvéolos.

Os alvéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias. Um capilar pulmonar envolve cada alvéolo. A função dos alvéolos é trocar oxigénio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar.

PULMÕES
Os pulmões são órgãos essenciais na respiração. São duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, as trocas gasosas (HEMATOSE PULMONAR). Eles estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas.O pulmão direito é mais espesso e largo que o esquerdo. Ele também é um pouco mais curto, pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade, onde se aloja o coração.

Cada pulmão tem uma forma que lembra uma pirâmide com um ápice, uma base, três bordos e três faces. Os pulmões apresentam características morfológicas diferentes. O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos enquanto o esquerdo apenas em dois.
Adaptado de estudodabiologia.blogspot

17 comentários:

Retardadas Tudo ou Nada disse...

Gostamos muito desta esplicasão sobre o "Sistema Digestório Humano". Estamos aprendendo isso na escola e este artigo nos ajudou muito a compreender o assunto!!!!
Obrigada!!

Unknown disse...

adorei o sistema respiratória vou tirar dez

Manutenção de Micro disse...

realmente o Blog ta d parabens,o assunto ficou muito facil.continuem assim!!!!!!!

Unknown disse...

Muito bom,resumido,compreensível,dez,
vocês são demais não vou tirar 10 mas100!!!!ou melhor 60...

Unknown disse...

muito bom esse blog adorei parabens

Laila disse...

se eu nao tirar dez nao sei oq eu faço ta muito boa a sua explicaçao

Laila disse...

acabei mudando de ideia pq esse texto é muito grande e eu vou ter q fazer em menos de uma noite....
mais ta legal o texto

atal da moreninhaah disse...

o texto e muito bom, bom mesmo e esplica muito bem o sistema respiratorio humano, parabens continui assim...

leticia disse...

muito bom esse blog.EM

jessica Lopes disse...

bom minha irma teve um trabalho sobre o assunto né é bom porque é importante para que jovens e criaças creçam sabendo sobre isso

phlips disse...

tenho certeza que essa explica... vai me ajudar muito.... adorei tbm...

lauana disse...

realmente está de parabems é muito bom

lauana disse...

o blog é bom mesmo

ALICE MARIA DE MELO :) disse...

muito obrigado o blog me ajudou muito.valeu

riane da silva disse...

gostaria mas saber sobre o pulmoes pq o q esta e muito pouco para minha explicação.

maria victoria disse...

Muito obrigada,pricisava muito para um trabalho,valeu quem criou esse blog!!!
:D

Unknown disse...

muito show gostei muitoxx