30 janeiro 2010

Genética une golfinhos e morcegos

Para a maioria das pessoas os golfinhos são vistos como animais simpáticos, enquanto que o mesmo não pode ser dito sobre os morcegos. Porém, apesar das diferenças, eles apresentam algo em comum.Ambos possuem um sofisticado sistema de ecolocalização, que lles permite a visão e locomoção atravás de sons. Estudos actuais mostraram que essa capacidade se desenvolveu em ambos de forma distinta, mas através das mesmas variações genéticas. A descoberta, dizem os especialistas, representa um exemplo "sem precedentes" de convergência evolutiva entre esses dois animais.

Com base em pesquisas efectuadas na Queen Mary, University of London, apesar das suas diferenças aparentes, golfinhos e morcegos possuem semelhanças que chegam a um nível molecular. Numa publicação da revista "Current biology", estes animais mostram ter desenvolvido o mesmo tipo de células dentro dos seus aparelhos auditivos, o que permite que usem o sistema de ecolocalização para detectar objectos à sua frente e também para capturar presas, emitindo sons de alta frequência e guiando-se pelo eco por eles produzido. Para analisar isso, os cientistas sequenciaram o gene de uma proteína presente nos aparelhos auditivos de todos os animais.
Um dos autores do estudo diz que ocorrem inúmeros exemplos de espécies que desenvolveram características semelhantes de forma independente (tal como os dentes dos elefantes e das morsas). Daí se dar crédito a que tais traços convergentes tenham surgido através de diferentes alterações no DNA nos animais. Porém, este estudo mostra que uma capacidade tão complexa como é o caso da ecolocalização se desenvolveu, na verdade, através das mesmas mudanças genéticas tanto em morcegos como em golfinhos.
Adaptado de O GLOBO

Sem comentários: