24 janeiro 2010

Lamarck



Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro a propor uma teoria sintética da evolução. A sua teoria foi publicada em 1809, no livro Filosofia Zoológica..(Ver mais)
Em 1809, 0 biólogo francês Jean Baptiste Lamarck propôs uma teoria para explicar de qual maneira os seres vivos evoluem. Segundo Lamarck, uma grande alteração no meio ambiente provocaria, numa espécie, uma necessidade de se modificar. Essa necessidade levaria à formação de novos hábitos. Essa idéia aliada a observação da natureza levaram Lamarck a formular as duas leis básicas da sua teoria evolutiva.
Lei do Uso a Desuso: Segundo esta lei, quanto mais uma parte ou órgão do corpo é usada, mais se desenvolve; contrariamente as partes que não são usadas enfraquecem, atrofiam chegando até a desaparecer.
Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos: Segundo Lamarck qualquer animal poderia transmitir aos seus descendentes aquelas características que se atrofiavam pelo desuso ou se desenvolviam pelo uso.
De acordo com Lamarck as novas espécies aparecem, por evolução, devido à aquisição ou perda de caracteres. Numerosos exemplos na natureza foram usados por Lamarck para explicar as suas leis. Assim, citaremos:
A girafa habita locais onde o solo é seco e com pouca vegetação. Obrigada a comer brotos de árvores a girafa foi esticando o seu corpo para cima. Esse hábito provocou o enorme pescoço e as patas anteriores, mais longas do que as posteriores.
As cobras evoluíram a partir de ancestrais que apresentavam pernas e corpos curtos. Obrigadas, por modificações ambientais, a rastejar e passar através de aberturas estreitas, acabaram por perder os membros e apresentar um corpo alongado.
As membranas entre os dedos das aves aquáticas resultaram do uso durante a natação.
Aves pernaltas como as garças, teriam desenvolvido as pernas, esticando-as para manter o corpo fora das zonas inundadas.
Plantas de regiões desérticas teriam diminuído a superfície das folhas, para evitar a transpiração; tais folhas acabaram por se transformar em espinhos. Para conservar água os caules adquiriram a consistência suculenta.
A primeira suposição da Lamarck é válida: o uso a o desuso provocam alteração nos organismos. Assim, sabemos que os atletas desenvolvem os seus músculos através do uso, enquanto que a paralisação das pernas, por exemplo, determina atrofia. A falha está na segunda hipótese: os caracteres adquiridos por uso e desuso nunca são transmitidos aos seus descendentes. O golpe definitivo no lamarquismo foi dado por Weismann, nas suas famosas experiências cortando caudas de camundongos por sucessivas gerações a mostrando que não havia atrofia dessa apêndice. Ele foi o autor da teoria da "continuidade do plasma germinativo", pela qual o germe é imortal, sendo as alterações provocadas pelo meio ambiente, no corpo, não transmissíveis aos descendentes.
Colegioweb

Sem comentários: