14 setembro 2011

SUBSISTEMAS TERRESTRES

Subsistemas Terrestres

A Terra consiste num conjunto formado por diferentes partes ou subsistemas em interacção. Existem quatro subsistemas principais na Terra: a hidrosfera, a atmosfera, a geosfera e a biosfera.
Hidrosfera – somatório de toda a água existente na superfície terrestre. Os oceanos, os rios, os lagos, os glaciares e as águas subterrâneas fazem parte da hidrosfera.
Atmosfera – constitui a camada gasosa da Terra sendo, essencialmente, composta por azoto (78%) e oxigénio (21%), seguindo-se o árgon (0.9%) e o dióxido de carbono (0.03%), para além de outros gases menos significativos.
Geosfera – a camada rígida que constitui a crosta terrestre, englobando as grandes massas continentais e as bases dos oceanos, bem como os restantes materiais que se encontram no interior da Terra. É na geosfera que a maior parte dos seres vivos encontra o suporte para andar e habitar.
Biosfera – formada pelo conjunto dos seres vivos que habitam a Terra. Existe uma interacção constante entre os seres vivos e os diferentes subsistemas terrestres.
A interacção dos subsistemas
O nosso planeta é, então, constituído por quatro subsistemas, que interagem e permanecem em equilíbrio entre si. Qualquer alteração provocada pelo Homem num destes subsistemas irá ter consequências graves no sistema Terra e alterar o ambiente em que a espécie humana habita e do qual depende a sua sobrevivência.
 storadeciencias